18 de jul. de 2008

Saiba mais - Dogma 95

O que é?
Movimento cinematográfico internacional lançado a partir de um manifesto publicado em março de 1995 em Copenhague, Dinamarca. Idealizado pelos cineastas dinamarqueses, Thomas Vinterberg e Lars von Trier, o manifesto de caráter técnico e ético, propõe uma série de restrições ao uso de técnicas e tecnologias nos filmes e regras quanto ao conteúdo dos filmes e seus diretores.

Qual é o objetivo desse movimento?
O objetivo dos cineastas era a criação de um cinema mais realista e menos comercial, um ato de resgate do cinema como feito antes da exploração industrial (segundo o modelo de Hollywood).

Quais são as regras?
Também conhecidas como “voto de castidade”, são elas:
- As filmagens devem ser feitas em locais externos. Não podem ser usados acessórios ou cenografia (se a trama requer um acessório particular, deve-se escolher um ambiente externo onde ele se encontre).
- O som não deve jamais ser produzido separadamente da imagem ou vice-versa. (A música não poderá ser utilizada a menos que ressoe no local onde se filma a cena).
- A câmera deve ser usada na mão. São consentidos todos os movimentos - ou a imobilidade - devidos aos movimentos do corpo. (O filme não deve ser feito onde a câmera está colocada; são as tomadas que devem desenvolver-se onde o filme tem lugar).
- O filme deve ser em cores. Não se aceita nenhuma iluminação especial. (Se há muito pouca luz, a cena deve ser cortada, ou então, pode-se colocar uma única lâmpada sobre a câmera).
- São proibidos os truques fotográficos e filtros.
- O filme não deve conter nenhuma ação "superficial". (Homicídios, Armas, etc. não podem ocorrer).
- São vetados os deslocamentos temporais ou geográficos. (Isto significa que o filme se desenvolve em tempo real).
- São inaceitáveis os filmes de gênero.
- O filme deve ser em 35 mm, padrão.
- O nome do diretor não deve figurar nos créditos.
Em 2005, Lars acrescentou 4 novas regras:
- A gravação deve ser feita em formato digital;
- As filmagens devem ocorrer na Escócia;
- As filmagens não podem ultrapassar o prazo de 6 semanas;
- O custo total do filme não pode ultrapassar a quantia de um milhão de libras esterlinas.

Como uma produção de cinema participa do movimento?
O filme para receber o reconhecimento do Dogma 95 deve seguir 10 das regras estipuladas. O realizador envia cópia de seu filme à entidade que gerencia o Dogma 95 e o submete à avaliação. Aprovado que o voto de castidade foi seguido, os autores recebem o Certificado Dogma 95.

Quais são os filmes que tem o Certificado?
A lista dos filmes está no site Oficial Dogma 95 (
www.dogme95.dk)

Comentário do autor: Embora o Dogma 95 seja um movimento de grande relevância na história do cinema, acredito que a imposição de regras ou valores na produção de material de cunho artístico restrinja o potencial criativo e a conseqüente liberdade de expressão características da produção cinematográfica.

Nenhum comentário: