25 de nov. de 2008

Curiosidades - Senta Pua!




Título Original: Senta a Pua!
Direção: Erik de Castro
Duração: 112 minutos
Ano: 2000
País: Brasil


Curiosidades

- Senta a Pua! mostra pela primeira vez em 55 anos nos cinemas a história do 1º Grupo de Aviação de Caça do Brasil.
- O símbolo de Senta a Pua! visto no documentário foi pintado especialmente para o filme pelo seu autor, o Brigadeiro Fortunato Câmara de Oliveira.
- Antes de estrear nos cinemas, o documentário Senta a Pua! foi exibido no canal de TV a cabo GNT, dividido em 5 capítulos.
- Senta a Pua! recebeu do Comitê Executivo das Comemorações do V Centenário do Descobrimento do Brasil a Chancela do V Centenário.

18 de nov. de 2008

Saiba mais - Macartismo

O que é?
Movimento iniciado nos Estados Unidos em 1951 pelo senador Joseph McCarthy (1908-1957), caracterizado pela perseguição a pessoas acusadas de serem simpatizantes do comunismo e de realizar atividades antinorte-americanas. O movimento que durou até o final dos anos 50 foi um reflexo da política interna norte-americana durante a Guerra Fria, a disputa entre EUA e União Soviética pela hegemonia do planeta após a II Guerra Mundial.

Quais foram as conseqüências?
O Macartismo realizou o que alguns denominaram "caça às bruxas" na área cultural, atingindo atores, diretores e roteiristas que, durante a guerra, manifestam-se a favor da aliança com a União Soviética e, depois, a favor de medidas para garantir a paz e evitar nova guerra. O caso mais famoso nesta área foi Charlie Chaplin.

O que era a lista negra?
Muitas personalidades de Hollywood foram suspeitas de ligações comunistas, inclusive grandes atores, roteiristas, diretores e produtores. Baseada nessas suspeitas foi criada a lista negra da indústria do entretenimento, uma lista de membros da indústria do entretenimento, suspeitos ou que tinham ligações reais com o comunismo. Essa pessoas ficavam desempregadas ou eram impedidas de trabalhar.

Como isso influenciou o cinema?
Esse intensa caça aos comunistas em Hollywood e no mundo foi documentado em filmes várias vezes, como “Testa de Ferro por acaso” (1976), com Woody Allen. Muitos textos biográficos e trabalhos de não ficção foram produzidos pelos artistas da lista negra, dando detalhes sobre essa época.

17 de nov. de 2008

Três Homens em Conflito - Saiba mais



Título Original: Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo
Direção: Sergio Leone
Duração: 161 minutos
País: Itália
Ano: 1966


Durante o auge da Guerra Civil, um misterioso pistoleiro (Clint Eastwood) vaga pela fronteira do oeste. Ele não possui um lar, lealdade ou companhia. Até que encontra dois estrangeiros (Eli Wallach e Lee Van Cleef), que são tão brutos e desapegados quanto ele. Unidos pelo destino, os três homens juntam suas forças para tentar encontrar uma fortuna em ouro roubado. Cada um deles conhece apenas uma parte da sua localização, o que faz com que eles tenham que se unir. O problema é que nenhum deles está disposto a dividir o que encontrarem.
Três Homens em Conflito é o último filme da trilogia que Clint Eastwood fez com o diretor Sergio Leone. Os demais filmes foram Por um Punhado de Dólares (1964) e Por uns Dólares a Mais (1965).
Por um Punhado de Dólares, foi inspirado no filme japonês Yojimbo de Akira Kurosawa e produzido por italianos, embora seja um dos grandes pioneiros do gênero western. As continuações enfatizaram mais a comédia, gerando o termo "spaghetti western".


A trilha sonora de Três Homens em Conflito foi criada pelo famoso compositor italiano Ennio Morricone.

Curiosidades - O Céu pode esperar



Título Original: Down to Earth
Direção: Chris Weitz e Paul Weitz
Duração: 97 minutos
Ano: 2001
País: EUA


Curiosidades

- O Céu Pode Esperar é a refilmagem de O Céu Pode Esperar, filme de 1978 estrelado por Warren Beatty e Julie Christie.
- Este é o 4º de 7 filmes em que Eugene Levy e Jennifer Coolidge trabalham juntos. Os demais foram American Pie - A 1ª Vez é Inesquecível (1999), O Melhor do Show (2000), American Pie 2 - A 2ª Vez é Ainda Melhor (2001), American Pie - O Casamento (2003), A Mighty Wind (2003) e For Your Consideration (2006).
- O orçamento de O Céu Pode Esperar foi de US$ 30 milhões, sendo que o filme arrecadou, apenas nos Estados Unidos, a quantia de US$ 64 milhões.

Curiosidades - Tootsie




Título Original: Tootsie
Direção: Sydney Pollack
Duração: 112 minutos
Ano: 1982
País: EUA

Curiosidades

- O título Tootsie foi uma sugestão do próprio Dustin Hoffman. Este era o apelido que sua mãe lhe deu quando Hoffman ainda era uma criança.
- O ator Bill Murray concordou que seu nome não aparecesse nos créditos de abertura de Tootsie, pois isto poderia fazer com que os espectadores acreditassem que o filme seria uma comédia ao estilo de Almôndegas ou Clube dos Pilantras, ambos estrelados pelo próprio Murray.
- Tootsie foi o primeiro filme da atriz Geena Davis.
- Todas as falas do ator Bill Murray foram improvisadas.
- Dustin Hoffman precisava fazer a barba quatro vezes ao dia por causa da maquiagem.