18 de nov. de 2008

Saiba mais - Macartismo

O que é?
Movimento iniciado nos Estados Unidos em 1951 pelo senador Joseph McCarthy (1908-1957), caracterizado pela perseguição a pessoas acusadas de serem simpatizantes do comunismo e de realizar atividades antinorte-americanas. O movimento que durou até o final dos anos 50 foi um reflexo da política interna norte-americana durante a Guerra Fria, a disputa entre EUA e União Soviética pela hegemonia do planeta após a II Guerra Mundial.

Quais foram as conseqüências?
O Macartismo realizou o que alguns denominaram "caça às bruxas" na área cultural, atingindo atores, diretores e roteiristas que, durante a guerra, manifestam-se a favor da aliança com a União Soviética e, depois, a favor de medidas para garantir a paz e evitar nova guerra. O caso mais famoso nesta área foi Charlie Chaplin.

O que era a lista negra?
Muitas personalidades de Hollywood foram suspeitas de ligações comunistas, inclusive grandes atores, roteiristas, diretores e produtores. Baseada nessas suspeitas foi criada a lista negra da indústria do entretenimento, uma lista de membros da indústria do entretenimento, suspeitos ou que tinham ligações reais com o comunismo. Essa pessoas ficavam desempregadas ou eram impedidas de trabalhar.

Como isso influenciou o cinema?
Esse intensa caça aos comunistas em Hollywood e no mundo foi documentado em filmes várias vezes, como “Testa de Ferro por acaso” (1976), com Woody Allen. Muitos textos biográficos e trabalhos de não ficção foram produzidos pelos artistas da lista negra, dando detalhes sobre essa época.

Nenhum comentário: